Feira Medieval
Image Detail

Origens e evolução da escola

O Externato D. Afonso Henriques situa-se na sede do concelho de Resende, junto à Igreja Paroquial. Não visando fins lucrativos, é pertença da Diocese de Lamego.
Foi fundado em 1963, sendo até 1978 o único estabelecimento de ensino do concelho, para além das Escolas Primárias e do Seminário Menor de Resende.
Em 10 de fevereiro de 2006 a Direção Pedagógica tomou conhecimento do despacho de 8 de janeiro de 2006, do Diretor Regional Adjunto, que concede Autorização Definitiva de Funcionamento n.º 157 ao estabelecimento de ensino particular e cooperativo denominado Externato D. Afonso Henriques.
Ministra o 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Curso de Ciências e Tecnologias e Curso de Línguas e Humanidades).
O Externato D. Afonso Henriques encontra-se vinculado à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) Direção de Serviços da Região Norte. Desde a sua fundação que os serviços administrativos estiveram dependentes dos da Escola Secundária Latino Coelho, em Lamego, todavia, no dia 5 de novembro de 2013, passou a usufruir de autonomia pedagógica pela publicação do Decreto-Lei nº. 152/2013 de 4 de novembro, que aprova o Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo de nível não superior.

 

Turmas