Feira Medieval
Image Detail

Plano de Segurança, Emergência e Evacuação da Escola

 

O Plano de Segurança é o conjunto de medidas de autoprotecção (organização e procedimentos) abrangentes das fases do ciclo da Protecção Civil desde a prevenção, planeamento, actuação em caso de emergência e a reposição da normalidade. A sua elaboração tem por objectivo diminuir a probabilidade de ocorrência de acidentes e limitar as suas consequências, caso ocorram, a fim de evitar a perda de vidas humanas ou de bens, a diminuição da capacidade de resposta do estabelecimento de ensino ou mesmo para prevenir traumas resultantes de uma situação de emergência.

Não pode um estabelecimento de ensino visar a melhoria da qualidade das suas instala­ções e do seu funcionamento sem prestar a devida atenção à criação das condi­ções de prevenção de situações de emergências no seu espaço físico e à procura da melhor informação e preparação da sua população escolar para as normas e com­por­tamentos a aplicar assumir sempre que surjam essas situações com perigo real ou hipotético de pôr em risco a vida de cada um.

Neste sentido e em cumprimento das normas do Ministério da Educação e da Protecção Civil, o Externato D. Afonso Henriques elaborou este Plano de Segurança na Escola.